Filipinas anuncia apoio à agricultura orgânica

O anuncio do Secretário de Agricultura, das Filipinas de promover a agricultura orgânica a nível nacional tem atraído o apoio do movimento Go Organic! desse pais.

Go Organic! Filipinas é uma entidade composta por defensores do meio ambiente e os agricultores interessados em promover o uso de materiais naturais para fertilizantes, como o bokashi, resíduos agrícolas e esterco, como substitutos dos insumos feitos a base de derivados do petróleo.

O organizador do Go Organic!, Cabigas Aquino, disse que seu grupo está apoiando a campanha  de incorporação de uma agricultura sustentável, orgânica e ecológica a médio prazo nas Filipinas que faz parte da estratégia do governo no combate à pobreza.

Aquino indicou que um dos legados do Presidente Filipino deveria ser a iniciativa de estimular a adoção de uma agricultura sustentável, orgânica e ecológica como uma estratégia de ação ante as alterações climáticas, tendo em conta os problemas causados  pelos fenômenos de La Niña e El Niño, que provocam deslizamentos em massa, enchentes e causam seca agrícola.

Por outro lado, El Niño foi apontado como o culpado por trás da longa seca que tomou conta do país durante nove meses antes de ser substituído por La Niña.

Cabigas disse que a agricultura sustentável, orgânica e ecológica promove e amplia a base do crescimento através da segurança alimentar e nutricional e incrementa a renda dos  agricultores. A agricultura orgânica reduz as emissões de carbono e atenua o impacto do La Niña e El Nino.

Fonte: Ifoam,  Manila Bulletin Publishing Corporation

Share your thoughts