Globo Rural: “Sergipe Orgânico”

Programa ajuda a melhorar a renda de pequenos produtores de Sergipe

Os pequenos produtores do agreste de Sergipe  aprendendo a trabalhar com agricultura orgânica e integração da lavoura com a criação de animais. O dinheiro extra arrecadado com a produção tem ajudado a melhorar a vida dessas famílias.

A variedade é grande nas plantações dos municípios de Malhador, Riachuelo e Areia Branca, no agreste de Sergipe. O ano de 2012 começou com uma grande transformação na vida de pequenos agricultores da região, que passaram a investir no cultivo de alimentos orgânicos.

“O projeto é agroecológico por conta que não há a utilização de agrotóxicos. É agricultura orgânica. Então, atende às necessidades do que a humanidade precisa no momento, que é evitar a questão do veneno”, explica o técnico agrícola Erotildes de Jesus.

O cultivo é feito em conjunto com a criação de galinhas para incentivar o reaproveitamento. “Antes, o excesso da produção de algumas coisas a gente jogava. Hoje, temos o reaproveitamento para alimentação dos frangos que vão produzir os ovos e a carne.É muito bom”, avalia o agricultor José Luiz dos Santos.

Parte da produção é consumida pelos agricultores, mas os alimentos também garantem renda para as famílias. Os produtores participam semanalmente de feiras de produtos orgânicos para vender os alimentos.

A agricultora Liliane dos Santos passa grande parte do dia cuidando dos quatro hectares plantados com hortaliças. Por mês, o lucro com a venda dos produtos pode chegar até R$ 1,5 mil. “Nós compramos as coisas para investir na horta e para botar as coisas dentro de casa”, diz.

O agricultor Raimundo de Jesus também está animado com a nova forma de ganhar a vida. “Nós achamos que é uma alternativa que vai oferecer algo melhor aos nossos produtores já que tem a criação das aves. Além da criação, temos as hortaliças que vão ajudar no nosso consumo e também na sobrevivência”, diz.

O Projeto Agroecológico de Irrigação Sustentável é uma parceria do Sebrae com o governo de Sergipe. Cinquenta famílias do agreste já foram beneficiadas pelo programa

Clique na imagem abaixo e assista matéria na íntegra

Fonte: G1

Share your thoughts