Governo Obama destaca agricultura orgânica.

A Secretária de Agricultura dos Estados Unidos, Kathleen Merrigan, afirmou que funcionários da administração do Presidente Obama elaboraram um amplo conjunto de esforços para dar destaque à agricultura orgânica.

Mesmo uma pequena mudança na máquina gigante do Ministério da Agricultura americano – seja mais verba para a pesquisa em produtos orgânicos ou a rígida aplicação da legislação antitruste contra os operadores industriais – como apontado por Merrigan, poderia ter grandes repercussões, considerando o papel estratégico desempenhado pelo ministério.

A conferência também abriu espaço para protestos, como os de produtores e varejistas, irritados pela perda de suas certificações orgânicas. A causa foi a contaminação de suas culturas devido à proximidade de plantios de organismos geneticamente modificados de fazendas vizinhas.

Estatísticas dos produtores orgânicos nos Estados Unidos

O Ministério da Agricultura americano realizou, há dois anos, seu primeiro censo, cujo resultado mostrou 14.540 agricultores orgânicos localizados em 50 estados. As vendas alcançaram 24,6 bilhões dólares por ano, crescendo anualmente entre 14% a 21%, durante a última década. Contudo, apesar de o censo mostrar que o número de pequenas propriedades na Califórnia havia aumentado pela primeira vez, a agricultura orgânica continua a ser inferior a 1% do total da agricultora norteamericana.

Fonte: Este artigo foi publicado na página A1 do San Francisco Chronicle.

San Francisco Chronicle

Share your thoughts