Granja inova ao lançar caixas de ovos reutilizáveis

fonte: divulgação empresa

As bolsas de compras reutilizáveis, as famosas ecobags, ​​se tornaram um item básico em qualquer supermercado. Hoje, parece uma solução óbvia para o desperdício desnecessário de plástico e papel. Mas todos os itens reutilizáveis ​​tiveram que começar em algum lugar e, agora, chegou a vez das caixas de ovos.

A marca Pete & Gerry, que tem como sede uma fazenda familiar em New Hampshire, nos Estados Unidos, é uma das maiores distribuidoras de ovos orgânicos do país, e decidiu inovar.

“Como marca orgânica líder, examinamos nossa pegada e nos perguntamos como poderíamos melhorar”, diz Jesse Laflamme, CEO de terceira geração da empresa. Inspirado em grande parte por sacolas reutilizáveis, ele e sua equipe estavam pensando em novas maneiras de usar material de embalagem sustentável quando voltavam à mesma idéia:

“A melhor embalagem não é embalagem”. A marca optou pela próxima melhor opção: caixas de papelão que os clientes podiam comprar uma vez e trazer de volta à loja local sempre que precisassem de novos ovos.

As caixas são vendidas por US$ 2,99. Depois disso, o consumidor traz de volta à loja e carrega com ovos diretamente dos grandes contêineres em que são enviados. As lojas oferecem um pequeno desconto em uma dúzia de ovos se o cliente levar sua própria embalagem reutilizável.

Em testes realizados pela Pete e Gerry, com as novas caixas de ovos reutilizáveis, foram vendidas cerca de 500 unidades, em apenas seis semanas,  ​e a resposta do público foi muito positiva. “Eles adoram a idéia de que [as caixas são] robustas e podem reduzir o desperdício”, diz Laflamme.

As caixas reutilizáveis ​​são feitas de plástico reciclado, moldado e sem BPA (policarbonato que quando exposto a altas temperaturas libera uma toxina prejudicial à saúde humana). Elas são mais resistentes do que as caixas nas quais a fazenda vende seus ovos, que são feitos de plástico fino a partir de garrafas de água e refrigerantes recicladas. Acredita-se que uma única pessoa pode reduzir mais de 20 caixas de ovos por ano se optar por uma alternativa reutilizável.

Atualmente, a Pete e Gerry conta com uma rede de cerca de 130 fazendas familiares das quais compra ovos, revendendo para cerca de 60% dos varejistas em todos os 50 estados dos EUA. Jesse Laflamme diz que a empresa começará a compartilhar o conceito de embalagens de ovos reutilizáveis ​​com esses varejistas em breve, na esperança de implementar seus próprios pilotos. Porém, levar essa ideia para todo o país ainda levará tempo.

fonte: Pete & Gerry e The Tree Hugger