Guia Certificação Orgânica: INT

O INT é um órgão da administração pública federal direta, subordinado ao MCTIC, tendo sua sede na cidade do Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma instituição de caráter multidisciplinar, que desde sua criação em 1921, se dedica ao desenvolvimento de tecnologias, com atuação focada em programas e ações estratégicas nacionais. São 96 anos de atuação em pesquisa, prestação de serviços técnicos especializados, formação de recursos humanos e na parceria para criação de instituições e empresas que contribuem para o desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro.

O INT atua como Organismo Certificador de Produto, OCP desde 2001, tendo sido o primeiro órgão público federal acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE do INMETRO. Para atuar na certificação de produtos orgânicos dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SisOrg, o INT é credenciado pelo MAPA, desde 2011.

A atuação do INT como Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica se dá pelo mecanismo de certificação por auditoria.

O INT atende a toda e qualquer solicitação de certificação, dentro de sua competência e do seu escopo de acreditação, não havendo condições discriminatórias, financeiras ou quaisquer outras que limitem o acesso aos serviços prestados. O atendimento às solicitações de demanda espontânea não é condicionado ao tamanho do fornecedor ou de sua participação em qualquer associação ou grupo, nem são condicionadas ao número de certificações já obtidas, tão pouco à sua área de atuação comercial (fabricante/fornecedor nacional ou importador).

A operacionalização da atividade de certificação no INT é realizada pela Divisão de Certificação – DICER, que mantém um sistema da qualidade apropriado ao escopo de suas atividades, documentando suas políticas, sistemas, programas, procedimentos e instruções, na extensão necessária para assegurar a qualidade dos serviços de certificação de produtos prestados.

Leia  o guia-certificacao-organica-int-online-2018