Inspeções governamentais serão incrementadas

Nos Estados Unidos o Ministério da Agricultura anunciou que começaria a impor regras que exijam o teste de vestígios de pesticidas no local de cultivo dos alimentos orgânicos. O anúncio foi feito depois de que um auditor expus as principais falhas da fiscalização federal na indústria de alimentos orgânicos.

Testes de Spot são exigidos por lei desde 1990,  mas  o  relatório divulgado pelo gabinete de Phyllis K. Fong, o inspetor-geral da agricultura,  apontou várias falhas no Programa Nacional Orgânico, (NOP) que regula a indústria. As falhas incluem  a supervisão deficiente de algumas operações de orgânicos, inclusive  no exterior e faltas  em reprimir comerciantes de falsos produtos orgânicos. A auditoria não identificou os nomes dos produtores e processadores.

O chefe do Programa Orgânico Nacional, Miles McEvoy, indicou que as regras de execução de teste foram um dos vários passos que a agência estava tomando para melhorar a fiscalização do setor. Também serão exigidas  inspeções sem aviso prévio a produtores e processadores de orgânicos, assim como revisões periódicas no varejo, para se certificar que a rotulação  cumpre corretamente com  os regulamentos federais.

“Há um verdadeiro compromisso desta administração para melhorar a integridade deste programa”, disse o Sr. McEvoy. Os testes de resíduos de pesticidas estão previstos para começar em setembro. Serão feitos por uma rede de agentes independentes.

Em relação as inspeções de pesticidas, McEvoy indicou que algumas certificadoras já fazem testes no local,  mas muitas não o fazem, apenas testando se suspeitar de um problema. O relatório do inspetor-geral disse que uma revisão das quatro grandes certificadoras, que eram coletivamente responsáveis pela inspeção quase de um terço das operações de orgânicos em todo o país, constatou que nenhuma fez testes no local regular.

O orçamento do programa de orgânicos norteamericano aumentou de $ 3.9 milhões no ano anterior para US $ 6,9 milhões no atual ano fiscal. A administração Obama está buscando incrementar o orçamento de US $ 10 milhões no próximo ano fiscal e permitir a expansão do programa para cerca de 40 funcionários.

Christine M. Bushway, diretora executiva da Organic Trade Association, explica que a  fiscalização melhorou e que o incremento do orçamento é  necessário para assegurar que os consumidores tinham a fé no selo orgânico do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

As vendas de produtos orgânicos no Estados Unidos foram de  US $ 26 bilhões no ano passado.

Fonte: NY Times — http://www.nytimes.com/2010/03/20/business/20organic.html

Share your thoughts