Matéria Prima Nobre

Depois de anos de experiência como biólogo, Luiz Toledo de Sá resolveu pôr em prática seus conhecimentos acerca da reciclagem e do consumo responsável. Defensor das causas ambientais, Luiz desejava ir além da demagogia, e construir algo que realmente se tornasse útil a sociedade como um todo. Arquitetando meios de proporcionar destinos corretos aos materiais recicláveis, projetou e ergueu uma casa feita quase que totalmente de material reciclado.

A construção fica em um terreno na estrada da Granja, Santa Rita de Cássia, no município de Volta Redonda. As telhas da residência são feitas de caixas de leite ou resíduos de café; os pisos de resíduos de marmoraria; as portas e janelas de tábuas de obras, pintadas em “pátina”; as cortina  s de embalagens de café; e as paredes de garrafas, papel e até esterco. Garrafas de vidro, ‘pet’, caixas de leite e até entulhos fazem parte da estrutura de mais de 400 metros quadrados, que serve de moradia para ele e a esposa Edna Toledo.

A casa, iniciada há cerca de cinco anos, foi construída a um custo de R$ 68 mil. Com o material reciclado, segundo o biólogo, foi gasto apenas 25% do que teria que investir se fosse utilizar materiais convencionais na construção. Para se ter uma ideia, 24 toneladas de garrafas de vidro, que revestem quase todas as paredes do imóvel, custaram apenas R$ 340. A intenção do biólogo é que sua casa se torne referência para aqueles que desejam transformar o lixo.

Além da casa, o biólogo concluiu outras invenções que beneficiam e muito o meio ambiente. O esgoto é tratado no próprio quintal, por um sistema de filtros naturais. A água tratada é utilizada nos banheiros e na varanda da casa. O biólogo desenvolveu ainda uma decomposteira doméstica em formato de jarro de barro.  Além de ser utilizada para sua função primordial (transformar o lixo orgânico em adubo para as plantas), é utilizada na decoração do jardim, exibindo uma dimensão de 1,20 m de altura por cerca de 60 cm de diâmetro.

O Biólogo e sua esposa ministram palestras sobre sustentabilidade, e prestam consultoria a empresas interessadas em montar um projeto auto-sustentável.

Fonte: http://http://luiztoledo.net/page1.aspx

Share your thoughts