MDS e Conab lançam chamada pública para compra de arroz orgânico

arroz_organico

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançaram chamada pública para aquisição de 1,9 mil toneladas de arroz de produção orgânica ou agroecológica da agricultura familiar.

A compra será feita por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Serão investidos R$ 5 milhões, o que beneficiará 500 famílias responsáveis pelo fornecimento do cereal.

O arroz será utilizado na composição de 200 mil cestas de alimentos, que serão doadas a grupos populacionais com carência alimentar nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Serão beneficiados quilombolas, atingidos por barragens, extrativistas, índios, pescadores e famílias de agricultores familiares.

A chamada pública é mais uma modalidade de aquisição de alimentos do PAA, realizada pela Conab em parceria com o MDS e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Sementes
Na última sexta-feira (20), a Conab assinou contrato com a Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra) para aquisição de sementes da agricultura familiar – nova modalidade do PAA.

A operação prevê a compra de 1.215 quilos de sementes agroecológicas de cebola, fornecidas por 22 famílias de produtores de Hulha Negra e Candiota.

As sementes serão entregues a cerca de 600 famílias de agricultores familiares de Mostardas, São José do Norte, Rio Grande e Tavares, no Rio Grande do Sul.

O valor total da compra é de R$ 303,7 mil. O contrato foi formalizado mediante articulação entre a Conab e o MDA, com recursos do MDS.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome 

Share your thoughts