Mestrado em Agroecologia – UFRRJ

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) passou a integrar um movimento acadêmico internacional criado para produzir uma nova geração de líderes em Desenvolvimento Sustentável. A instituição foi escolhida no Brasil para sediar o Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável, integrando uma Rede Global (The Global Master’s in Development Practice Programs Network), da qual participam 22 universidades de 15 países. O edital de seleção já está com inscrições abertas e a primeira turma inicia suas aulas em agosto. A sede do Programa e todas as atividades do curso serão no Centro do Rio.
O objetivo do programa é oferecer uma formação interdisciplinar profissional para os futuros líderes no desenvolvimento sustentável, para que sejam capazes de lidar de maneira prática com problemas da atualidade desde a pobreza e controle de doenças até as alterações climáticas e a vulnerabilidade dos ecossistemas. A criação do mestrado em escala internacional foi uma recomendação da International Commission on Education for Sustainable Development Practice, que detectou a falta de profissionais em todo o mundo preparados para conceber e implementar soluções integradas que promovam o desenvolvimento sustentável.
Com duração de dois anos, o programa abrangerá disciplinas das ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais e de gestão. É um curso inovador que combina rigorosa formação acadêmica com experiências práticas desenvolvidas a partir de treinamentos de campo, onde os alunos são instigados a aplicar os seus conhecimentos e a formular novas práticas de desenvolvimento. Fazem parte do programa imersões na Mata Atlântica brasileira, Amazônia e África.
A Rede Global de Mestrados em Práticas em Desenvolvimento Sustentável tem apoio da Fundação MacArthur e é coordenada pela Columbia University, nos Estados Unidos, pioneira na implementação do curso, que também está sendo oferecido em instituições de ensino da África, Ásia e Europa, além da América Latina. As universidades estarão conectadas através de conferências globais, painéis de discussão, além de intercâmbio entre as instituições.
No Brasil, o programa buscou parcerias institucionais que pudessem reunir o que há de melhor em termos de expertise acadêmica nas áreas centrais do programa (ciências sociais, ciências da saúde, ciências naturais e de gestão), aumentar a representatividade e alcance geográfico do projeto e somar experiências relacionadas ao desenvolvimento em diferentes regiões brasileiras. Desta forma, o Programa da UFRRJ conta com a cooperação de quatro outras instituições: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Amapá e a Universidade Lúrio, em Moçambique.
As inscrições para o processo de seleção estão abertas até o dia 10 de junho e o Programa pretende atrair candidatos interessados em formação profissional pós-universitária no campo do desenvolvimento sustentável, seja por já atuarem nesta área em instituições públicas, privadas ou do terceiro setor ou por se identificarem profissionalmente com o tema e estarem interessados em contribuir para a construção de respostas aos desafios através da ação local.

O curso é gratuito e conta com um programa de bolsas de estudos, financiado com recursos da Fundação MacArthur.

Maiores Informações:
Secretaria do Programa de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Rua Anfilófio de Carvalho, 26 salas 901/902 Centro
Rio de Janeiro/RJ 20030-060
Telefone: (21) 2220-4568

E-mail: ppgpds@ufrrj.br
Site: www.ufrrj.br

Share your thoughts