México: Produtores sustentáveis criam selo de qualidade

Reprodução

O Small Producers’ Symbol (SPP) é uma marca de sustentabilidade que representa  pequenos produtores do Caribe  e da América Latina. Baseados nos princípios e valores que deram origem ao movimento do comércio justo, este selo permite os consumidores identificarem a alta qualidade dos produtos que vêm de pequenos produtores organizados, cada qual comprometido com uma vida saudável e com o respeito ao meio ambiente.

Além de indicar o comércio justo, o símbolo também representa a produção sustentável, e um alto nível de organização. Os organizados trabalham em favor de uma economia local auto-suficiente e comandada democraticamente.

Outra característica singular deste rótulo, é que ele foi criado por pequenos produtores como forma de ganhar mais destaque em mercados locais e internacionais. O selo atende às necessidades específicas de certificação ao mesmo tempo em que promove a criação de negócios viáveis.

Para ter o selo, os pequenos produtores criaram, em 2006, a FUNDEPPO (em português, Fundação de Pequenos Produtores Organizados). No ano passado, eles tiveram reconhecimento pela certificadora alemã, BCS Öko-Garantie GmbH. Na edição da BioFach deste ano, a BCS junto com a FUNDEPPO avaliaram como divulgar informações sobre o SPP, e organizaram uma recepção especial em seu estande. “Tem sido uma longa estrada para chegar a esta estrutura em pleno funcionamento, mas o resultado final é positivo”, disse Jerônimo Prujin, diretor executivo da FUNDEPPO, no México.

Fonte: Organic & Wellness News

Conheça mais sobre o SPP clicando AQUI.

Leia mais

Você conhece o Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA?

Inovação é a alma do negócio

Incra promove debate sobre agroecologia como inclusão social

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER


Share your thoughts