Normas regionais e internacionais de cosméticos naturais e orgânicos ganham espaço

O sistema de certificação do Cosmos, foi finalmente introduzido na Europa, apos mais de oito anos de discussões. Cosmos foi elaborado através da harmonização dos padrões de cosméticos europeus. Os primeiros produtos certificados são esperados este ano. O instituto de pesquisa Organic Monitor estima que embora a taxa de adoção de padrões naturais e orgânicos nos cosméticos é a maior da Europa, a região também é mais fragmentada em termos da utilização de selos e logotipos. As normas são aprovadas, principalmente a nível nacional, e poucas transcendem as fronteiras nacionais. A certificação da ICEA e utilizada por empresas italianas, Cosmebio principalmente por empresas francesas e BDIH predominantemente na Alemanha. Mais de 10.000 produtos são certificados de acordo com as normas das seis certificadoras que participam do Cosmos.

O padrão de certificação utilizado pela Ecocert tem uma cobertura mais internacional sendo adotado por empresas na Grécia, Dinamarca, Letónia, Brasil, Índia, Japão, Coreia do Sul, Malásia e Austrália. O logotipo da Ecocert está sendo reconhecido como “o logotipo orgânico” em alguns países.

Nos Estados Unidos existe muito interesse em estabelecer padrões de certificação e uma enxurrada de atividades de re-formulação está ocorrendo desde que o varejista Whole Foods anunciou suas orientações de comercialização de produtos de cuidados pessoais. O padrão ANP para cosméticos naturais é o mais bem sucedido, e representa mais de 300 produtos certificados a partir de cerca de 30 marcas. Embora a ANSI NSF 305 ‘contém orgânico “está ganhando terreno, o padrão USDA NOP orgânico continua popular, apesar que foi concebido para os alimentos orgânicos. Assim, três padrões distintos e seus logotipos estão ganhando força na América do Norte.

Os mercados asiáticos e latinoamericanos de cosméticos naturais estão mostrando um crescimento elevado, porém não existem sistemas de certificação local.

fonte: Organic Monitor

Share your thoughts