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  • FiBL: Estatísticas produção orgânica, 2022.

    A extensão  orgânica na UE foi de 14,9 milhões de ha e o  mercado orgânico registrou um aumento recorde de 15,1%, atingindo € 44,8 bilhões, o que torna o continente europeu no segundo maior mercado, depois dos EUA.

  • Cresce a produção orgânica europeia.

    Dados do Eurostat, divulgados pela Revista Vida Rural, de Portugal indicam que a área de produção orgânica  na União Europeia atingiu os 14,7 milhões de hectares em 2020. Nesse contexto, o aumento foi de 56% face a 2012 (9,5 milhões de hectares) e, sendo assim, essa área representa um 9,1% de toda a superfície agrícola utilizada (SAU).

  • Informe da Agricultura Familiar e PNAE aborda a compra de produtos orgânicos da agricultura familiar.

    O Informe está voltado para os gestores das entidades executoras e os agricultores familiares e suas organizações, sempre tendo em vista a boa efetivação do Artigo 14 da Lei nº 11.947/2009, que determina a aplicação mínima de 30% dos recursos repassados pelo FNDE na compra de produtos alimentícios da agricultura familiar.

  • Produção Orgânica e Agroecológica, Uma das Ferramentas da Sustentabilidade Ambiental

    Coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, da SNA, explica que o mercado brasileiro de alimentos produzidos sem agrotóxicos é impulsionado pelo aumento do número de consumidores em busca de produtos mais saudáveis, com foco na produção orgânica e Agroecológica, uma das ferramentas da sustentabilidade ambiental.

  • Continua a crescer o mercado norteamericano de orgânicos.

    No mercado de alimentos orgânicos, calculado de quase US$ 10 bilhões, leite, frango e ovos são os produtos mais vendidos. O leite orgânico lidera as vendas anuais com mais de US$ 1,5 bilhão por ano, enquanto o frango registra US$ 1,1 bilhão e os ovos geram US$ 887 milhões. As maçãs são as frutas orgânicas mas vendidas, com US$ 475 milhões.

  • É possível identificar mel puro e orgânico?

    Um ponto importante de fácil identificação do mel orgânico é a sua cristalização. “A cristalização está diretamente relacionada à pureza do mel, explica o Gerente de Produtos da Korin.

  • Mercado de cosméticos orgânicos: crescimento e expansão dos negócios

    Com histórico recente que já mostrava uma expansão constante ano a ano, o mercado de cosméticos orgânicos recebeu um grande impulso com a pandemia do Coronavírus. Segundo o British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve chegar ao valor de R$ 122 bilhões até 2024.

  • Agrofloresta do Rio de Janeiro – SIAMA

    Cartilha de Agrofloresta do Rio de Janeiro, este material faz parte de uma série de três cartilhas agroflorestais produzidas pelo SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) com o objetivo de difundir conhecimentos técnicos sobre sistemas agroflorestais (SAFs) com um olhar voltado para a realidade de agricultoras e agricultores familiares, pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais.

  • Café orgânico: Investimento que dá retorno

    Ricardo Bartholo, produtor de café orgânico da Fazenda Cinco Estrelas, apresenta uma análise de custos da sua produção e a de outras fazendas e demonstra a vantagem de realizar o manejo orgânico de café.

  • Cresce o consumo de alimentos orgânicos

    Sempre segundo a pesquisa, os produtos orgânicos mais consumidos são os hortifrútis (75%), seguidos por grãos (12%), cereais (10%), açúcar (8%) e biscoitos (6%). Para 47% dos entrevistados, os orgânicos são importantes para melhorar a saúde e 26% os consideram mais saudáveis.