ONU adopta meta de redução de desperdício alimentício

foto: ShutterStock
foto: ShutterStock

O objetivo no mundo será o de reduzir, até o ano de 2030, o desperdício de alimentos pela metade, como parte das novas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (DPSs).

“Reconhecemos a necessidade de reduzir as desigualdades e proteger a nossa casa comum, mudando os padrões insustentáveis ​​de consumo e produção”, indicou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Em todo o mundo, um terço dos alimentos produzidos não e consumido, resultando em 1,3 bilhões de toneladas de resíduos de alimentos. Apenas um quarto deste alimento poderia alimentar os 795 milhões de pessoas cronicamente famintas em todo o mundo.

Dana Gunders, cientista da equipe do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais aponta que “os recursos mundiais de água e terra são demasiado escassos para desperdiça-los e gasta-los em transporte de alimentos que nunca vai ser comido.”

Os países terão como objetivo reduzir o desperdício ao longo de toda a cadeia alimentar, do campo à mesa. De acordo com o Banco Mundial, uma pequena redução das perdas pós-colheita de 1 por cento significaria uns US $ 40 milhões em ganhos económicos que beneficiariam principalmente os pequenos agricultores.

fonte: Food Tank