OrganicsNet participa de seminário no Acre

Coordenadora do OrganicsNet participa de seminário no Acre

Foto: Professor José Airton Brutti (Universidade Federal de Santa Maria); prof. Ivonei Ottobelli, (diretor de pós-graduação, IFAC); Sylvia Wachsner (OrganicsNet/SNA); professora Maria Clodomira Sales Viga, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica, IFAC; prof. Francisco Edson Gomes (Universidade Federal de Roraima), e prof. Pedro Plese, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós graduação, IFAC

A coordenadora do projeto OrganicsNet da SNA, Sylvia Wachsner, participou, nos dias 14 e 15 de setembro de 2011, do Workshop de Incubadoras de Base Tecnológica, na cidade de Rio Branco (Acre). O evento foi realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do estado e levar aos participantes conhecimentos que estimulem o empreendedorismo.

Em sua palestra, Sylvia Wachsner lembrou que o empreendedor é aquele que procura oportunidades além daquelas que atualmente controla, escuta e aprende do mercado. “No agronegócio, o empreendedor deve focar seu trabalho na totalidade da cadeia produtiva, ou seja, desde antes da porteira até o consumidor, e deve ainda compreender as oportunidades e os entraves da cadeia, bem como analisar como poderá agregar valor e colocar novos produtos no mercado”.

Na opinião da coordenadora do OrganicsNet, “no Acre, pelo fato de ser um estado amazônico, com uma história distinta em relação a outros estados brasileiros, seus empreendedores deveriam estudar como oferecer produtos diferenciados, ligados a biodiversidade”.

Sylvia assinalou que existe uma enorme demanda, pela indústria de cosméticos e alimentos orgânicos, por produtos sustentáveis de estados amazônicos. “É preciso criar parcerias entre as universidades, o setor público e o privado, no intuito de planejar iniciativas que caracterizem o Acre na base da sustentabilidade e da biodiversidade, e que sirvam para incrementar o movimento econômico do estado. Os empreendedores precisam ainda vislumbrar as oportunidades que se apresentam, como a finalização da rodovia interoceânica que liga o estado com o Pacífico, atravessando o Peru” – destacou.

Além disso, Sylvia sublinhou a importância de investimento nos produtores rurais acreanos para a criação de uma agricultura sustentável, reduzindo, dessa forma, a elevada importação e consumo de produtos agrícolas de outros estados que pesam no orçamento da população.

Participaram do workshop em Rio Branco o reitor e professores do IFAC, representantes do governo do Acre, Sebrae e alunos dos diversos campus do instituto.

Share your thoughts