Pará promove seminário sobre certificação orgânica

O Pará é o segundo Estado maior produtor de alimentos orgânicos do Brasil, com uma área plantada de mais de 600 mil hectares e cerca de 3.300 produtores legalizados com algum tipo de certificação orgânica. O açaí é o principal produto cultivado nas áreas certificadas, com o Estado apresentando grande potencial para o incremento de novos produtos e de unidades produtivas a fim de atender a demanda crescente por orgânicos no Brasil e no mundo.

Para consolidar a agricultura sustentável no Pará, estabelecer políticas públicas para o setor e capacitar técnicos na área, a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) realiza, a partir da próxima segunda-feira, 15, até o dia 20, o seminário “Legislação e Procedimentos de Certificação de Produtos Orgânicos”, na sede da Federação da Agricultura do Pará (Faepa).

O evento, com início às 8 horas, tem o apoio do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além da Faepa. A organização é da empresa Alimento Seguro. “Nosso objetivo é cada vez mais garantir um produto saudável e de qualidade na mesa do paraense, a partir de uma agricultura que tem a sustentabilidade como princípio”, afirma o titular da Sagri, Hildegardo Nunes, que fará a abertura do evento, juntamente com outros dirigentes de órgãos e de entidades parceiros.

Além do seminário, também será realizado o I Workshop de Certificação Orgânica do Pará, com debates e atividades envolvendo temas como mercado mundial de produtos orgânicos, estudo de casos, programa ABC, linhas de crédito para a agricultura sustentável, Programa Municípios Verdes, certificação de produtos orgânicos, até o lançamento do Boi Orgânico do Marajó. O workshop vai ocorrer somente no dia 15, de 9 às 18 horas, com a participação de profissionais das áreas agrária e do agronegócio, produtores rurais,cooperativas, associações e estudantes.

Fonte: Agência de Notícias do Pará

Leia mais

Produtores rurais paraibanos recebem certificado orgânico

Orgânicos no 12º Congresso de Agribusiness da SNA

CERTIFICADORAS CADASTRADAS

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

Share your thoughts