Ecocitrus

Sobre

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) foi fundada oficialmente no dia 2 de novembro de 1994, por 15 sócios-fundadores. Inicialmente constituída como associação, os quinze idealizadores que precursionaram esse trabalho acreditavam que outro tipo de agricultura era possível na região do Vale do Caí: sem agrotóxicos, preservando a saúde do planeta e de cada consumidor. A agroecologia foi o que impulsionou a criação da Ecocitrus – e permanece viva até hoje na filosofia da entidade.

Em 1998, a Ecocitrus tornou-se, oficialmente, uma cooperativa, seguindo os moldes do sistema cooperativista: equidade, gestão participativa, democracia, solidariedade e distribuição de renda entre os cooperados. Atualmente, conta com mais de 100 agricultores e agricultoras em seu quadro de associados, o que comprova a eficácia do cooperativismo na citricultura da região.

A Ecocitrus é uma cooperativa que completa todo o ciclo de produção da citricultura, desde o fornecimento das frutas pelos associados, até seu processamento na unidade de sucos e óleos essenciais da cooperativa e sua posterior exportação a países europeus. A marca dos produtos é Ecocitrus – sucos e óleos essenciais, valorizando a tradição e o pioneirismo das operações da entidade.

Contato
Estrada Marcírio de Souza Carpes, 7007 – Montenegro/RS

(51) 3632 4824

comercialadm@ecocitrus.com.br

www.ecocitrus.com.br

Em 2009, passou a extrair óleos essenciais de mandarina e bergamota em sua agroindústria, primeiramente com equipamentos locados e, no ano seguinte, com maquinário próprio. Em 2013, foi inaugurada a planta de processamento de sucos na agroindústria. Até então, ele era processado na fábrica de terceiros, o que encarecia o processo e onerava os cooperados. Agora, os associados têm domínio de toda a cadeia produtiva.

Como braço de operação em um ciclo de economia circular, a Ecocitrus é integrada, ainda, pela Reaviva – soluções ambientais e nutrição de solo, usina de compostagem fundada, em 1995, pelos agricultores associados para suprir a demanda interna de insumos orgânicos para aplicação nos pomares. A Reaviva trata resíduos agrossilvopastoris de empresas do setor alimentício, gerando como produto final biofertilizantes e compostos orgânicos, distribuídos gratuitamente aos agricultores familiares associados.

A cooperativa enquadra-se no ciclo da economia circular, preservando o meio ambiente, operando em um comércio justo e mantendo a renda de diversos agricultores e agricultoras familiares do Vale do Caí há mais de 25 anos.

  • Nossa agroindústria tem capacidade instalada para o processamento de 17 mil toneladas de citros por ano.
  • Temos um laboratório com qualidade técnica para a pesquisa constante e a avaliação do grau brix das frutas. Trabalhamos em contato direto com os agricultores familiares, que fornecem a fruta em padrão de qualidade elevado.
  • Planta inaugurada em 2001, acompanha os avanços tecnológicos do mercado.
  • Tecnologia de ponta, em conformidade com os padrões sanitários.
  • Capacidade de entrega ágil e eficiente para atender clientes no mundo todo

Ernesto Kasper apresenta a Ecocitrus: 

Galeria de Imagens