Prefeito busca formas de incentivar o consumo de produtos orgânicos

                                                Foto jornal O Nortao

  Foto: O Nortão

 

 O prefeito de Porto Velho (RO), Mauro Nazif, participou da Feira de Produtos Agroecológicos, apresentação do hambúrguer de peixe e do almoço com produtores rurais. A série de eventos foi promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), na última sexta-feira (12/12/2014), na sede da Semagric, em parceria com produtores rurais das regiões do entorno à área urbana do município de Porto Velho e de associações e cooperativas como ASA, CAE e Reca. Também foram debatidas estratégias para a absorção dos produtos regionais na composição da merenda escolar das escolas municipais. 

Segundo Leonel Bertolin, secretário da Semagric, a Feira de Produtos Orgânicos deve se tornar fixa a partir de fevereiro do próximo ano. “Esta feira acontece hoje como uma demonstração do que vamos implementar no próximo ano. Todos os produtos aqui expostos são livres de agrotóxicos. A idéia é manter a feira semanal e noturna. Ela é uma opção alternativa para os consumidores, além das feiras que já acontecem na cidade e será iniciada na frente da Semagric, mas depois iremos lançá-la também nos bairros. Será, portanto, uma feira noturna com produtos agroecológicos funcionando todos os dias da semana, em alguma parte da cidade”, explicou o secretário.

  Com a intenção de divulgar os produtos da região e ajudar os produtores a ganhar mais mercado, a Semagric projetou o hambúrguer de peixe. O propósito não é apenas lançar o produto no mercado, mas torná-lo também parte da merenda escolar das escolas municipais. Para que as crianças possam ter contato com o novo hambúrguer, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma visita supervisionada de alunos de escolas próximas ao evento, onde puderam participar da degustação do alimento. “Estamos percebendo como as crianças aprovaram o produto. Trata-se de um alimento natural, rico em nutrientes e com um gosto muito bom. As crianças estão aprovando. Também foram convidados para a degustação acadêmicos do curso de Nutrição da Faculdade São Lucas. Até agora, só tivemos elogios”, disse Cláudia Boff, engenheira da Semagric e organizadora do evento.

  No almoço com produtos orgânicos de hortas de produtores rurais próximos à zona urbana de Porto Velho estiveram presentes muitos convidados. Além do prefeito, secretários e técnicos da prefeitura, estiveram presentes também alunos de instituições de ensino superior, membros da comunidade próxima à Semagric, muitos produtores rurais e representantes de associações e cooperativas. “O almoço foi produzido com hortaliças, legumes e grãos totalmente livre de agrotóxicos. A iniciativa da Semagric em conjunto com os produtos rurais tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para a qualidade dos produtos que temos em nossa região”, afirmou Bertolin.

  O prefeito conversou com os produtores sobre a necessidade do município em atender devidamente à lei federal que institui que trinta por cento da merenda escolar deva ser adquirida na própria região. Foram traçados planos para que no próximo ano os produtores passem a fornecer mais produtos que serão adquiridos diretamente pelas Escolas. “Temos produtos de muito boa qualidade no município. Está na hora do poder público municipal e dos produtores rurais da região se aproximar mais. É uma necessidade do município e dos produtores. Com as estratégias que começamos a traçar aqui, esperamos que essa relação torne-se bem mais intensa agora”, finalizou o prefeito.

      Autor: Renato Menghi
      Fonte: O Nortão

Share your thoughts