Presidente da IFOAM: “África é nossa prioridade”

No primeiro dia da BioFach 2013, que acontece entre os dias 13 e 16 de fevereiro em Nuremberg, Alemanha,  Andre Leu, presidente da IFOAM- International Federation of Organic Agriculture Movements, destacou a importância de políticas que influenciam a produção orgânica no continente africano, o único que viu a produção de alimentos per capta diminuir nas últimas décadas.

Em seu discurso de abertura sobre o tema “Parceria e Cooperação Internacional”, Andre Leu falou sobre a responsabilidade da produção orgânica na luta pela segurança alimentar, gerando renda para pequenos produtores e redução da pobreza. E declarou: “Nós selecionamos a África como nossa prioridade porque a ‘Revolução Verde’ não teve sucesso por  lá. Há 10% menos alimento por pessoa do que em 1960. Estudos mostram que as boas práticas de orgânicos podem melhorar o rendimento para os pequenos proprietários africanos em mais de 100%”.

Presidente da IFOAM destaca compromisso dos orgânicos com a segurança alimentar/ Foto: BioFach

O presidente da IFOAM ainda lembrou a força do mercado orgânico que pouco sofreu com a crise econômica, seguindo em crescimento e superando todos os outros setores agro-alimentares. “As vendas de produtos orgânicos, o número de hectares de produção, bem como o número de produtores continua a aumentar. Informações da maioria dos países ao redor do mundo mostram uma tendência consistente de uma indústria dinâmica e em crescimento”, afirmou Leu.

Ele também falou de ações de sensibilização promovidas pela IFOAM, como a Campanha pela Biodiversidade. “A sustentabilidade a longo prazo do nosso planeta e do bem-estar de todos os nossos povos, e outras entidades vivas com quem partilhamos o mundo, são vitais para todos nós”, afirmou Andre Leu, relembrando o papel dos orgânicos na construção de soluções para o cenário de mudanças climáticas e injustiças sociais.

Ainda participaram do discurso de abertura da BioFach, Dr.Peter Pluschke, secretário de assuntos ambientais de Nuremberg, Dr. Felix Prinz zu Löwenstein, presidente da Associação de Alimentos Orgânicos (BÖLW), Dr. Robert Kloss, secretário de agricultura da Alemanha, e Daniel Constantin, ministro da agricultura e desenvolvimento rural da Romênia, escolhido como país do ano da BioFach 2013.

CONTINUE ACOMPANHANDO TUDO O QUE ACONTECE NA BIOFACH 2013 AQUI NO ORGANICSNET

Leia mais

Melissa Gomide, da Jasmine, dá dicas para quem pensa em consumir orgânicos

Pesquisa revela comportamento do consumidor em relação aos orgânicos

Na Grécia, crise parece não afetar o mercado orgânico

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

Share your thoughts