Projeto de irrigação no Piauí investe na produção de orgânicos

Se não fossem os mais de 10 mil metros de canais e tubulações que levam a água do Rio Parnaíba até o plantio de frutas, seria praticamente impossível produzir na região seca do Piauí.

O projeto Tabuleiros Litorâneos é um distrito irrigado, criado há quase 30 anos e distante 300 quilômetros da capital Teresina. Ao todo, o projeto tem cerca de 2,5 mil hectares, onde estão plantados mais de 10 tipos de frutas.

Cerca de 80% do cultivo é produzido de forma orgânica. O destaque é para a acerola, que ocupa a maior área plantada e rende, pelo menos, 40 toneladas por hectare.

Em todo o distrito irrigado, a área destinada a acerola é de 306 hectares, 70 deles pertencem a Donizete Lima. Ele vende a produção, que é livre de agrotóxicos, para o Ceará. Lá, a acerola é transformada em pó de vitamina C e exportada para a Europa.

A safra de acerola emprega por ano, quase dois mil trabalhadores.

A Embrapa Meio Norte vem desenvolvendo pesquisas para melhorar a qualidade das frutas orgânicas e o sucesso do projeto é tão grande, que o Dnocs, Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, estuda triplicar a área de plantio até o meio do ano que vem.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA

irrigação

Fonte: Globo Rural

Leia mais

CI Orgânicos inaugura sede

Guaraná orgânico: de Rondônia para França

Coopernatural no jornal Zero Hora

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Share your thoughts