Publicam relatório sobre sementes orgânicas nos EUA

A Organic Seed Alliance (OSA) divulgou um extenso relatório que serve de análise abrangente dos desafios e oportunidades apresentados na construção do setor de sementes orgânicas. O relatório “State of Organic Seed: Avanço na viabilidade e integridade dos Sistemas de Sementes Orgânicos” é um projecto para monitorar os  sistemas de sementes orgânicas nos EUA.

O programa do governo dos Estados Unidos – USDA National Organic Program – requer que no cultivo de produtos orgânicos sejam utilizadas sementes produzidas organicamente, quando disponíveis comercialmente. No entanto, o setor de sementes orgânicas que era quase inexistente quando o programa começou, não tem se fortalecido para atender a demanda. A diferença já existente pode ficar maior, dado o crescimento contínuo do setor de orgânicos.

“Estado de Orgânicos de Sementes”, observa que o setor de sementes orgânicas está sendo constantemente desafiado devido à falta de proteção federal ante a contaminação com sementes geneticamente modificadas e pela consolidação da indústria de sementes. No entanto, o relatório também fornece evidências de que os sistemas de sementes orgânicas estão se desenvolvendo. Os produtores indicam que aumentaram as tentativas para obter sementes de origem orgânica e existe mais pressão das  entidades certificadoras. A pesquisa do setor público em melhoramento vegetal orgânico aumentou ligeiramente, e existem mais investimentos dos setores público e privado.

Veja o relatório: Organic Seed Alliance

Share your thoughts