Relatório divulga melhores práticas de sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das maiores oportunidades para as empresas hoje em dia. Empresas integrantes do Sustainable Food Trade Association (SFTA) comprometeram-se com a implementação de iniciativas de sustentabilidade em todas as suas operações. As empresas utilizam um relatório padronizado e uma única estrutura metodológica para demonstrar os benefícios sociais e ambientais da produção e processamento de alimentos orgânicos. O Relatório Anual de Sustentabilidade 2013 mostra as melhores práticas.

Todos os relatórios dedicaram espaço à agricultura orgânica por apenas vender/produzir produtos orgânicos, ou afirmando o objetivo de aumentar as compras ou vendas de orgânicos no próximo ano. Unânime também foi o compromisso formal com a eficiência energética por meio de políticas e práticas. Além disso, 37% dos membros disseram ter investido em geração de energia renovável, e 80% dos membros apresentaram, em relatórios de monitoramento, esforços para reduzir o consumo de água em suas operações, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

Objetivos da SFTA

A Sustainable Food Trade Association é uma associação sem fins lucrativos que representa as empresas de alimentos orgânicos na América do Norte. Desde 2008, os membros SFTA desenvolveram 61 relatórios anuais de sustentabilidade, em um esforço de divulgação estratégica das melhores práticas dentro da comunidade empresarial sustentável. 20 empresas associadas apresentaram relatórios para SFTA em 2012. O Relatório de Sustentabilidade 2013 é baseado em dados extraídos a partir desses relatos.

Sem um mecanismo para definir parâmetros de sustentabilidade é extremamente difícil de avaliar e priorizar as decisões, buscar a inovação, e responder eficazmente às solicitações e expectativas das partes interessadas. A Sustainable Food Trade Association e seus membros têm desenvolvido, de forma colaborativa, um quadro de padrões de sustentabilidade para o comércio de alimentos orgânicos. Ele identifica onze áreas específicas de operações para a indústria de alimentos orgânicos: orgânico, distribuição, resíduos, água, energia, alterações climáticas, embalagem, cuidados com os animais, trabalho, educação e gestão.

Fonte: Organics-Market.Info, Traduzido e adaptado por OrganicsNet, e sustainablefoodtrade.org

Leia mais

Certificação têxtil incentiva práticas sustentáveis

Agricultura Sustentável é tema da ExpoSustentat

Conquistas do movimento orgânico em 2012

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

Leia mais

Share your thoughts