Relatório norteamericano revela práticas abusivas na rotulagem de cereais matinais

Um relatório divulgado pelo Instituto Cornucopia, dos Estados Unidos, analisando diversas marcas de cereais matinais orgânicas e naturais provocou controvérsias ao destacar práticas comerciais abusivas por alguns dos maiores fabricantes desse pais. Em alguns casos, empresas como Kellogg, Quaker Oats (PepsiCo), Padaria Barbara e Whole Foods Market está vendendo produtos contaminados com agroquímicos tóxicos e organismos geneticamente modificados da Monsanto, promovendo-os como “naturais”.

O relatório “A Look Down the Cereal Granola e Aisle” explora essa tendência crescente de marketing de alimentos convencionais como “naturais” para atrair interessados em adquirir alimentos saudáveis. O Instituto Cornucopia indica que cada vez mais são usadas várias estratégias para criar a ilusão de equivalência entre o “natural” e marcas as marcas orgânicas para enganar os consumidores. “Algumas empresas que começaram a comercializar produtos orgânicos, e construíram fidelidade à marca, passaram a comercializar alimentos não-orgânicos e ingredientes ” naturais ” , disse Charlotte Vallaeys, Diretor da Fazenda e da Política de Alimentação em Cornucopia.

Pesticidas, cujo uso é estritamente proibido na produção orgânica, são comumente usados para produzir ingredientes dos alimentos tidos como “naturais”. Por exemplo, pesticidas organofosforados que são projetados para ser tóxicos no sistema neurológico dos organismos-alvo. Eles são mortais para os insetos, mas também prejudiciais aos seres humanos, especialmente os fetos e crianças. O USDA encontrou resíduos de pesticidas organofosforados, como malation e clorpirifos em milho, soja, farinha de trigo e aveia, que são ingredientes comuns utilizados nos cereais matinais. No caso da farinha de trigo, resíduos foram encontrados em mais de 60% das amostras.

O Instituto Cornucópia contratou um laboratório independente, credenciado para testar muitos cereais matinais naturais. de contaminação genética em potencial. Uma tabela com os resultados da pesquisa do Instituto pode ser acessada: Instituto Cornucopia

Um vídeo do YouTube também está disponível:

Share your thoughts