Rizoma e grupo Ecoagro realizam primeira emissão certificada de título verde do mundo

Rizoma: fonte: Instagram da empresa

A organização não-governamental (ONG) britânica Climate Bond Iniciativa (CBI) anunciou a primeira emissão certificada de título verde (green bond) do mundo. A operação foi realizada pela Rizoma Agro e pelo grupo Ecoagro, mediante auditoria, para o setor agrícola do Climate Bond Standard, uma área pertencente à CBI, instituição que promove a intermediação entre investidores e aplicações sustentáveis.

Os títulos verdes são destinados à captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas. No caso da operação anunciada pela CBI, a captação foi o resultado de uma emissão de R$ 25 milhões de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originários de negócios realizados entre produtores rurais ou suas cooperativas e terceiros.

Os recursos captados serão aplicados na expansão da agricultura regenerativa orgânica da Rizoma Agro, empresa que utiliza sistemas produtivos agrícolas para sequestrar carbono, melhorar a resiliência ambiental e o incrementar a matéria orgânica no solo.

Debates

Recentemente, a Rizoma, representada pelo COO Fábio Sakamoto, participou como convidada de um webinar promovido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) e Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), para tratar do tema “Agricultura Regenerativa e Produção Alimentar”.

Entre vários assuntos, o evento abordou a importância dos títulos verdes para o desenvolvimento sustentável. O tema também foi abordado na segunda videoconferência da SNA sobre ocupação da Amazônia.

Para a obtenção do selo verde, foi feita uma análise em uma área de 1.200 hectares de produção regenerativa orgânica da Rizoma Agro e também em um silo para secagem de grãos e armazenamento no Estado de São Paulo.

Mercado

“Esse é um marco muito importante para a Rizoma Agro e para o agronegócio como um todo no País, que agora passa a contar com uma nova fonte de financiamento para projetos de regeneração ambiental”, disse o sócio fundador da empresa, Pedro Paulo Diniz.

Para o CEO da Ecoagro, Milton Menten, a emissão do título verde poderá incentivar outras empresas a realizar operações semelhantes nesse mercado.

A agência de classificação de risco Moody’s informou que o mercado de títulos verdes ou voltados para projetos de impacto social e ambiental positivo devem alcançar um recorde de US$ 400 bilhões ainda este ano.

Fonte: Broadcast Agro

Equipe SNA, fonte: SNA