RN: Acerolas e goiabas com selo orgânico

Comunidade do Seridó potiguar recebe selo orgânico

Natal – As acerolas e goiabas produzidas por um grupo de pequenos produtores da comunidade de Frutuoso, em Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar, receberam o primeiro certificado de produção orgânica do estado. O selo foi conquistado depois de nove anos de trabalho intenso na busca pelo reconhecimento.

A certificação foi emitida pelo Instituto Biodinâmico (IBD), empresa nacional de acreditação agropecuária e comércio justo. Os processos da instituição são monitorados por organizações como a IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), da Inglaterra, e United States Department of Agriculture (USDA), entre outros.

O selo representa abertura de um segmento em ascensão para a produção da comunidade de Frutuoso. Os produtos orgânicos movimentam cerca de R$ 350 milhões por ano e são comercializados por preços 30% maiores, em média, que o cobrado por frutas convencionais.

A conquista resultou do projeto comunitário associativista desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, desde 2003, em parceria com o Instituto Cooperforte, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e prefeitura local. Cerca de dez famílias são beneficiadas pela iniciativa. O Sebrae auxiliou na implantação das práticas de manejo de orgânicos, acompanhamento dos produtores e assessoria para o processo de certificação. “Com essa certificação, os produtores podem criar estratégias de divulgação e de comercialização no mercado de orgânicos”, destaca o gerente do escritório regional da instituição no Seridó Ocidental, Pedro Alexandro de Medeiros.

  • Serviço:

Sebrae no Rio Grande do Norte: (84) 3616 791
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Fonte.: Tô Sabendo.com

Share your thoughts