Rotulagem de orgânicos

Whole Foods Market, conhecida cadeia de supermercados dos Estados Unidos, está tomando medidas para combater o que considera “fraude generalizada” na rotulagem orgânica nos produtos de cuidados pessoais. A rede afirma que algumas marcas, apesar de alegarem que seus produtos são orgânicos, têm diversos ingredientes com compostos petroquímicos, proibidos dentro da regulamentação orgânica.

“Na luz do derrame de petróleo BP, o anúncio do Whole Foods não poderia vir em melhor hora. Agora, mais do que nunca, os americanos estão buscando alternativas para os petroquímicos, incluindo os produtos de cuidados do corpo”, afirmou o diretor-executivo do OCA, Ronnie Cummins.

A nova política do Whole Foods Market para os cosméticos rotulados como “orgânicos” especifica que esse termo, utilizado em produtos de higiene pessoal, deverá ter um significado muito semelhante ao utilizado em produtos alimentícios, que são regulados pelo Nacional do USDA Organic Program.

O projeto OrganicsNet considera importante a decisão do varejista norteamericano de fiscalizar a rotulagem dos cosméticos comercializados. Esperamos que os varejistas brasileiros sigam esse exemplo com todos os produtos comercializados, incluindo os alimentos, e assim evitar lesar a confiança dos consumidores.

Share your thoughts