Saiba mais sobre a Semana Nacional de Alimentos Orgânicos

semana orgânicos

A Semana dos Alimentos Orgânicos, que este ano está na 10ª edição, é um evento realizado em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal simultaneamente.

O objetivo é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos orgânicos, como os sistemas de produção, que têm como base os princípios agroecológicos e ainda onde encontrar esses produtos. No Rio de Janeiro, a X Semana dos Orgânicos será realizada entre os dias 24 e 31 de maio. A programação conta com diversas palestras, filmes e debates sobre o tema. No dia 24, haverá feira de alimentos orgânicos, gastronomia e palestra na Praça – Esq. da Rua São Clemente com Rua Muniz Barreto, e no Bosque da Freguesia, será realizada uma oficina.

A  Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RJ ) recebe o evento no dia 27 de maio, com videoconferência sobre o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, e no 28 de maio, com reunião sobre a utilização de espaço no Pavilhão 30 para comercialização de produtos orgânicos.

No dia 30 de maio, a Fazenda Dom Bosco recebe visita dos participantes do evento. A programação no Rio de Janeiro termina no dia 31, com a inauguração da Feira da Leopoldina, em Olaria, e com I Encontro Regional dos Produtores Rurais do projeto, em Paraíba do Sul.

A conscientização do consumidor é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos, sendo a maioria constituída por agricultores familiares. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares, contando com quase sete mil produtores, mais de 10 mil unidades de produção e quase 200 organismos de controle.

Baixe  aqui a cartilha da Semana dos Alimentos Orgânicos  disponibilizada no portal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conheça mais sobre importância desses alimentos!

Para saber a programação completa nos demais estados clique aqui!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK TWITTER

Share your thoughts