Sementes orgânicas são entregues no RS durante o Dia Mundial da Saúde

                                       semente_organica_abobora

Cento e cinquenta kits com 26 espécies de sementes orgânicas foram repassados no dia 07 de abril para agricultores, durante a realização da reunião mensal do Conselho Municipal de Clubes de Mães (CMCM) de Mampituba (RS). A entrega foi feita pela gerente do Banrisul de Torres, Patrícia Hoffmann. As sementes serão destinadas a três projetos elaborados e conduzidos pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar no município.

Durante o encontro do conselho, além da gerente, estiveram presentes sócias representantes dos clubes, o prefeito, Pedro Juarez da Silva, o secretário Municipal de Agricultura, Dirceu Selau, a professora, Maria Scheffer, a secretária Municipal do Meio Ambiente, Ana Maria Borges Martins, a secretária Municipal de Administração, Sonia Bedinott, e os extensionisas da Emater/RS-Ascar, Lauren Pettenon e Murilo Nunes.

O encontro marcou o Dia Mundial da Saúde, celebrado ontem, e por isto o prefeito salientou a importância da alimentação saudável, valorizando o papel dos clubes neste processo. Já a Agrônoma da Emater/RS-Ascar, Lauren Pettenon, apresentou o projeto Festival de Hortas, proposto pelo escritório municipal e pelo CMCM. Neste ano a novidade será a realização de oficinas sobre produção de hortaliças agroecológicas.

Após, a gerente do Banrisul falou sobre algumas linhas de crédito agrícola disponíveis no posto de Mampituba e sobre a realização do Projeto Socioambiental no município. Por conta da comemoração do Dia Mundial da Saúde, a professora Maria Scheffer, juntamente com o secretário Dirceu Selau, alertaram às sócias sobre os malefícios do consumo e produção de alimentos transgênicos.

O Projeto Socioambiental, além de contemplar cerca de cem sócias dos sete clubes de mães em atividade, também irá colaborar com a segurança e soberania alimentar das 30 famílias beneficiárias do Programa Fomento do Plano Brasil Sem Miséria e das famílias das crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O Projeto Socioambiental adota políticas de desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social, econômico-financeiro e ambiental.

Fonte: Emater – RS

Share your thoughts