Setor orgânico cresce na Finlândia

organicos na finlandia_foto_organic_market_info

As vendas de produtos orgânicos cresceram 5% na Finlândia, em 2014. A venda em supermercado de alimentos orgânicos aumentou menos de 1% durante o mesmo período. De acordo com estimativas da associação finlandesa de alimentos orgânicos, Pro Luomu, os finlandeses compraram 225.000.000 euros em comidas e bebidas orgânicas. Nas vendas de alimentos de lojas de supermercado, a quota de mercado de produtos orgânicos foi de 1,7 por cento na Finlândia. A estimativa baseia-se nos dados de vendas coletados a partir dos grupos de lojas de varejo.

Frutas, legumes e leite orgânicos: os mais vendidos

De acordo com Marja-Ritta Kotilla, o crescimento mostra que produtos orgânicos são uma escolha diária para alguns consumidores: “vegetais , frutas, leite, flocos e ovos são os ‘best sellers’ na Finlândia”. O leite orgânico é o produto mais vendido. Alimentos para bebês tornaram-se um setor significativo também. Empresas do setor orgânico precisam investir no desenvolvimento de produtos e marketing para que possam continuar desenvolvendo suas vendas de modo favorável, de acordo com Kotilla: “há uma demanda por novos produtos orgânicos, como pão, alimentos congelados, produtos lácteos e carne.”

No ano passado, o maior crescimento foi em vendas de café, especiarias e comida para bebê. “O crescimento desses grupos de alimentos requer novos produtos e tedências populares. As vendas de café orgânico aumentaram após novidades serem lançadas. A popularidade crescente do óleo de côco também é prova disso”, diz Kotilla. Orgânicos congelados, frutas e legumes, bem como flocos e grãos mostraram um claro aumento nas vendas, enquanto as venda de produtos orgânicos assados caiu. Confira mais informações aqui.

Fonte: Organic Market Info

Share your thoughts