Cresce sistema orgânico de produção

Em recente entrevista Warley Nascimento, pesquisador da Embrapa Hortaliças considera que é curto o tempo definido pela instrução normativa que trata da produção de sementes orgânicas, devido a quantidade e qualidade requerida para atender à demanda da produção de hortaliças.

O sistema orgânico de produção tem crescido notavelmente no Brasil e no mundo. Os produtos cultivados são mais saudáveis, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos, e de qualidade superior. Um dos entraves é a deficiência na disponibilidade de sementes orgânicas, já que, de acordo com a instrução normativa nº64, de 2008, a partir de 2013 toda semente utilizada devera ser produzida no mesmo sistema.

Para tentar solucionar o problema, a Embrapa criou projetos dedicados a estudar todo o processo do sistema orgânico, passando por métodos alternativos de controle, técnicas de manejo e irrigação e até melhoramento genético. Estão sendo criadas variedades adaptadas ao sistema orgânico e a adequação de variedades, já existentes, estão sendo avaliadas.

Fonte:Portal Dia de Campo

Share your thoughts