SNA lança CI Orgânicos

A Sociedade Nacional de Agricultura lançou, em maio, durante a Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, em São Paulo, o Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos). O projeto, desenvolvido em parceria com o Sebrae, é inédito no Brasil, e tem por objetivo fortalecer a cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos no país, por meio da integração e difusão de informação e conhecimentos.

Entre diversas ações, o CI Orgânicos – que funciona na SNA, no Rio de Janeiro, realiza a identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação de informações estratégicas para a implementação de um  banco de dados aberto à consulta pública.  Os dados (entre eles, indicadores da propriedade, infraestrutura, produção, práticas agrícolas, gestão e comercialização de orgânicos) já foram coletados de mais de 100 produtores no estado do Rio de Janeiro. Um trabalho similar está sendo realizado no Paraná, em parceria com o Instituto de Tecnologia daquele estado.

O CI Orgânicos também elabora pesquisas e estudos no setor, promove parcerias e investe em capacitação (a princípio, presencial e, no futuro,  a distância) de produtores rurais.

O projeto chamou a atenção dos participantes que visitaram o estande do Sebrae na feira, na Bienal do Ibirapuera. A Sociedade Nacional de Agricultura, além de divulgar o Centro de Inteligência, prestou atendimento aos agricultores presentes ao evento, fornecendo material explicativo sobre a cadeia dos orgânicos.   Também foram realizadas reuniões com entidades envolvidas na produção orgânica, visando à promoção de parcerias e redes de relacionamentos com os setores público e privado.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DA BIO BRAZIL FAIR

Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura

Share your thoughts