SNA promove oficina com produtores em Casimiro de Abreu

O Centro de Inteligência em Orgânicos – projeto em desenvolvimento da SNA em parceria com o Sebrae – realizou, em Casimiro de Abreu, nos dias 10 e 11 de março, uma oficina de DRP (Diagnóstico Rural Participativo), reunindo cerca de 30 produtores rurais do município. O trabalho foi coordenado pela equipe da professora Juliana Arruda, da UFRRJ.

Na ocasião, os participantes, em sua grande maioria assentados, mostraram grande interesse em aperfeiçoar suas técnicas, ingressar no mercado de produtos orgânicos e melhor gerir suas propriedades.

Em continuidade ao primeiro encontro, os produtores de Casimiro de Abreu serão capacitados em produção orgânica, nos dias 27 e 28 de março, pelo consultor Ricardo Salles.

Essa é a primeira vez que a SNA, no âmbito do Centro de Inteligência em Orgânicos, oferece qualificação presencial e gratuita para pequenos trabalhadores rurais.

“São agricultores que já têm práticas sustentáveis. O que nos interessa é que, com a capacitação, eles comecem a aplicar técnicas a partir do desenvolvimento rural participativo, para conhecer suas forças e fraquezas”, disse a coordenadora do CI Orgânicos, Sylvia Wachsner.

As atividades de capacitação, que também serão ministradas, têm por objetivo ajudar os agricultores a agregar valor à produção. Depois dessa etapa, eles serão cadastrados no Ministério da Agricultura para que se habilitem a vender alimentos orgânicos no município e também para a merenda escolar.

Veja outras fotos

Share your thoughts