SP: Feira expõe tecnologias adaptadas à agricultura familiar

A Superintendência Regional do Incra em São Paulo e a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (FCA), campus de Botucatu, promovem neste sábado (19) a primeira edição da Feira de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar (Feta). Realizado no Sítio Modelo da Fazenda Experimental Lageado, o evento destaca 31 tecnologias selecionadas dentre mais de 700 recolhidas pela extinta Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater) junto a produtores e técnicos agrícolas de várias regiões do Brasil.

Para a seleção das tecnologias, os organizadores levaram em conta critérios como praticidade, eficácia, segurança, custo e aspectos ambientais. “É importante salientar que não se trata de uma feira de inventos. Todas as soluções apresentadas são ou já foram utilizadas em alguma região do país”, explica o professor Sílvio José Bicudo, coordenador da feira.

Também serão apresentadas tecnologias recolhidas em outros países, como um filtro de areia para a purificação de água utilizado no Senegal ou a adubação de hortas por meio de um galinheiro portátil, solução encontrada por pequenos agricultores da Jamaica. “O que queremos fazer é construir uma ponte entre os conhecimentos dos produtores de diferentes localidades”, afirma o coordenador. Para a apresentação na feira, as tecnologias foram divididas nos eixos temáticos Cotidiano, Meio Ambiente e Energia.
A entrada para a feira é franca. Sindicatos rurais, associações e cooperativas podem agendar visitas monitoradas.
Investimento do Incra
A feira é parte do projeto Implantação de Área de Capacitação e Treinamento para Assentados e Pequenos Produtores Rurais, que prevê investimento de R$ 650 mil por parte do Incra. Em contrapartida, a faculdade coloca à disposição o Sítio Modelo (17 hectares de área), equipamentos, edificações, pessoal, recursos naturais (com destaque para a água), conhecimento estruturado nas áreas de produção e gestão, equipamentos e suprimentos para manter tanto o Sítio Modelo quanto as Fazendas Experimentais de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEEP). A faculdade também se compromete a desenvolver diversas atividades de capacitação, além da realização anual da feira.
Cursos programados
Para o período 2011/2012, estão programados cursos sobre atividades específicas de produção, como sistemas de irrigação de baixo custo; processamento de produtos de origem agropecuária; gestão, como controle de custos e análise de mercado; e desenvolvimento de tecnologias alternativas em laboratório específico. Também serão oferecidos cursos de educação ambiental para agricultores e filhos de agricultores.
A FCA e o Incra vêm desenvolvendo outras ações conjuntas e criando modelos para a produção sustentável em assentamentos de trabalhadores rurais no estado de São Paulo. Destacam-se a criação da Prospecta (Incubadora Tecnológica de Botucatu) e a criação do Parque Tecnológico Botucatu. Vários outros projetos estão em andamento na Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), um dos braços administrativos da FCA, como, por exemplo, a revitalização da área histórica da Fazenda Lageado, o projeto Florestas Sociais e o projeto Trilha.
SERVIÇO
Feira de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar
Data: 19 de março, sábado, das 9h às 16h.
Local: Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu/SP.
Mais informações com o professor Silvio Bicudo, coordenador da Feira, pelo telefone (14) 3811-7100.
Fonte: http://www.agrolink.com.br/noticias/sp–feira-expoe-tecnologias-adaptadas-a-agricultura-familiar_127210.html

Share your thoughts