Sudeste da Amazônia pode virar savana

Você já imaginou um mundo onde o rio amazonas fizesse parte do passado? Uma perspectiva estarrecedora, não? Pois bem, tal panorama não está tão longe assim de se concretizar. Uma dupla de pesquisadores, do Brasil e da Colômbia, calculou pela primeira vez qual é a redução na quantidade de chuvas necessária para desestabilizar a floresta. E a conclusão é alarmante: Uma sucessão de secas como a de 2010 seria capaz de transformar a porção sudeste da Amazônia em savana.

Esse fato é mais uma decorrência das premissas que envolvem todo o processo de aquecimento global em relação aos ecossistemas. E como toda conta feita, relacionada a ele, não é algo fácil de realizar e envolve várias interações. Mas Luis Fernando Salazar, da Universidade Industrial de Santander (na Colômbia), e Carlos Nobre, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), estimam que reduções de precipitação de 35% no sudeste da Amazônia e de 40% no nordeste bastariam para ampliar a estação seca (o “verão” amazônico) para quatro meses, transformando a vegetação em savana.

Se considerarmos que as secas prolongadas de 2005 e 2010 passaram por reduções tão grandes ou maiores que essas, não é loucura afirmar que tal cenário está prestes a se concretizar. Portanto, nesse futuro de aquecimento global, onde as temperaturas médias amazônicas podem vir a subir 4ºC, tal redução de chuvas não será algo surpreendente.

“É como se no futuro o que aconteceu neste ano, de 2010, passe a ser o padrão”, disse Nobre. 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/824658-sudeste-da-amazonia-pode-virar-savana-se-estiagens-persistirem-alerta-pesquisa.shtml

Share your thoughts