Ministério do Meio Ambiente abre consulta pública sobre políticas de sustentabilidade

Não é de hoje que o povo sente que seus interesses são deixados de lado na maioria das tomadas de decisão dos governantes, ainda mais quando é sobre suas políticas relacionadas ao meio ambiente. Entretanto, isso parece fazer parte do passado. O MMA (Ministério do Meio Ambiente) colocou à disposição para consulta pública, até o dia 11 de novembro, o PPCS (Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis).

Como podemos ver no texto, o Ministério pretende promover diversas transformações nas práticas de produção e consumo no Brasil, tornado-as mais sustentáveis. Incluindo, até mesmo, mudanças nas prateleiras dos supermercados.

O intuito do Ministério do Meio Ambiente é convocar a sociedade para dialogar com o Estado e com o setor produtivo acerca das políticas sustentáveis que serão adotadas, e evidenciar a importância da conscientização socioambiental na população.

“Vamos convocar a sociedade. A ideia é sair da zona do conforto e agir imediatamente”, afirma a secretária da Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo.

O plano está previsto para ser implementado em três anos. Algumas das prioridades são: educação para o consumo sustentável, construções sustentáveis, agenda ambiental na administração pública, varejo e consumo sustentável, compras públicas sustentáveis e aumento da reciclagem de resíduos sólidos

“A vida das pessoas vai ser afetada diretamente, por isso, pedimos que elas participem, por meio de suas organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos”, reitera Samyra.

As sugestões serão analisadas e poderão fazer parte do documento final, que estará pronto ainda este ano.  O novo plano está disponível para contribuições durante o período de consulta pública, que durará 45 dias, no endereço www.mma.gov.br/ppcs. As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail ppcs@mma.gov.br.

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultnot/infomoney/2010/10/04/ult4040u29670.jhtm

Share your thoughts