Tecpar assina termo de cooperação para certificação de orgânicos

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) firmaram uma parceria para ampliar a certificação de produtos orgânicos nos municípios do Estado, a fim de estimular geração de empregos e renda nas cidades paranaenses.

O projeto, que também prevê a qualificação de técnicos para a execução das atividades, adotará as cidades da Amocentro como piloto, devido às particularidades da região. São cidades que possuem grande número de pequenos produtores rurais, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o de outras regiões e grande demanda para a certificação de orgânicos.

Segundo o Tecpar, o projeto permitirá apoiar o desenvolvimento regional e os arranjos produtivos locais.

“Estamos começando com a Associação dos Municípios do Paraná, levando o nosso conhecimento e estrutura para projetos importantes para as regiões. Começamos com a certificação de orgânicos e podemos evoluir para outros projetos, conforme a demanda. Ou seja, colocamos a ciência e a tecnologia à disposição do desenvolvimento dos municípios do Paraná”, afirmou Jorge Callado do Tecpar.

EXPERIÊNCIA

Primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria do Brasil, o Tecpar Certificação se destaca como o terceiro maior certificador por auditoria do segmento do País, credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e pelo Inmetro.

ASSOCIAÇÃO

Fundada em 20 de agosto de 1964, A AMP possui caráter privado, é apartidária, filiada à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e lidera o movimento municipalista estadual. Congrega todos 399 municípios do Estado e é sua representante oficial no Paraná.

Leia  noticia completa, fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná