UE: certificação de vinho orgânico

Novas normas europeias para a certificação de vinho orgânico

O Standing Committee on Organic Farming – SCOF (Comitê Permanente de Agricultura Biológica), criou novas regras para a certificação do vinho orgânico, o novo regulamente será publicado em Diário Oficial nas próximas semanas. Quando em vigor, será aplicada para a produção a partir da Safra de 2012. Após atender todos os critérios, os viticultores poderão afirmar no rótulo do produto que o vinho é orgânico.

Apesar de já existir norma para vinhos feitos com uvas orgânicas, a nova regulamentação surge a fim de garantir que as práticas de vinificação (todo processo que transforma a uva em vinho) estejam adequadas, que o vinho chegue à mesa do consumidor sem nenhum resíduo químico.

No rótulo do vinho orgânico deverão ter o selo EU de orgânico e código de referente à certificadora que fez a avaliação de conformidade. O produto deverá continuar seguindo os padrões de rotulagem de vinho. O selo garante a qualidade e segurança ao consumidor.

Saiba mais sobre a certificação, clique aqui.

CONFIRA TAMBÉM

Conheça a Coopernatural, cooperativa que produz produtos orgânicos e sobretudo é referencia em relação a vinhos orgânicos nacionais. 

Share your thoughts