UE lança rotulagem orgânica.

Entraram em vigor, a partir de 01 de julho de 2010, as novas regras da União Europeia sobre a rotulagem de alimentos orgânicos. O novo logotipo da UE orgânica, também chamado de “Euro-Leaf” deverá constar nos alimentos orgânicos embalados que tenham sido produzidos em qualquer um dos Estados Membros da UE. Logotipos privados, regionais ou nacionais continuarão a aparecer, mas sempre acompanhados do rótulo comunitário.

Permanecerá opcional a utilização do rótulo para os alimentos orgânicos não-embalados e produtos importados. As novas regras também estabelecem que as embalagens indiquem o local de cultivo dos ingredientes dos produtos e a identificação da entidade encarregada do controle de rotulagem. Os produtores terão um período de transição de dois anos para cumprir as novas regras. Pela primeira vez, foram introduzidas regras comunitárias para a aquicultura orgânica, que inclui a produção de peixes, crustáceos e algas. Existirão condições estabelecidas na UE para o ambiente da produção aquícola, a separação das unidades orgânicas e não-orgânicas e de bem-estar animal.

O Comissário da UE para Agricultura e Desenvolvimento Rural, Ciolos Dacian, declarou que espera que as mudanças deem um impulso ao setor da agricultura orgânica, além de servir para reforçar a proteção aos consumidores.

O desenho do “Euro-leaf” mostra as estrelas da UE sob a forma de uma folha contra um fundo verde e deve passar aos consumidores duas mensagens: Natureza e Europa.

As novas regras e mais detalhes podem ser baixadas do site da UE Agricultura Biológica: www.organic.farming.europa.eu

Share your thoughts