USDA anuncia apoio para pesquisa em produtos orgânicos

O Instituto de Alimentação e Agricultura (nifA) do Departamento de Agricultura do Governo dos Estados Unidos concedeu 30 bolsas para aumentar a capacidade dos produtores e processadores de alimentos orgânicos de crescer no mercado com produtos de alta qualidade.

“Cada vez mais os agricultores estão adotando práticas da agricultura orgânica para produzir alimentos de qualidade e assim incrementar seu rendimento agrícola”, disse Roger Beachy, diretor de nifA do USDA. “O apoio aos projetos de pesquisa e extensão vão permitir que os produtores contem com ferramentas e recursos que necessitam para operar de maneira rentável e sustentável as fazendas orgânicas.”

NifA concedeu mais de USD18 milhões. A pesquisa do USDA esta cada vez mais centrada na ciência que apóia o desenvolvimento de práticas sustentáveis na agricultura e silvicultura, incluindo a agricultura orgânica, tanto para reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente quanto manter a competitividade dos produtores.

Além disso, mais de USD4 milhões foram concedidos através de transições Organic Program (ORG). No ano 2010, este programa ficou voltado para os serviços ambientais fornecidos pelos sistemas de agricultura orgânica que apóiam a conservação do solo e contribuem para a mitigação das alterações climáticas. As práticas e os sistemas abordados incluem os cultivos orgânicos de produção animal orgânica (incluindo laticínios) e integração dos sistemas orgânicos de produção animal e vegetal.

Desde a década de 1990, a agricultura orgânica nos EUA tem registrado um crescimento forte. Atualmente mais de dois terços dos consumidores dos EUA adquirem, pelo menos ocasionalmente produtos orgânicos e 28% compram semanalmente.

fonte: USDA

Share your thoughts