Workshop sobre a potencialidade das espécies nativas no Brasil

WORKSHOP

Fonte da imagem: EMBRAPA

Nos próximos dias 21 e 22 de setembro a Embrapa e seus parceiros promoverão na UNICAMP o Workshop de Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial. Planejado para atender as demandas que temos por conhecer a potencialidade das espécies nativas do Brasil. Tem como objetivo identificar as oportunidades de negócios relacionados às cadeias produtivas de derivados de espécies nativas, criar alternativas de ampliação desse mercado, inserir novos empreendedores no segmento, divulgar tecnologias atuais e potenciais e proporcionar um espaço de articulação e discussão entre os participantes.

O evento será realizado em dois dias, utilizando-se de uma dinâmica de palestras, estudos de caso e debates/mesas redondas e disponibilizando espaços de promoção e de negócios. Será dividido nos blocos de Políticas públicas e aspectos regulatórios e nutricionais sobre o uso da biodiversidade; Alimentos dos biomas brasileiros, como frutas, castanhas, palmito e peixes nativos e Cosméticos e fragrâncias.

As atividades que perpassarão por palestras sobre temas impactantes, políticas públicas, tecnologias, processos e serviços; estudos de caso de instituições e empresas relacionadas aos negócios com espécies nativas do Brasil; e debates (mesas redondas) para proposição de avanços no segmento e no estabelecimento de parcerias para o aproveitamento de oportunidades e superação de desafios e gargalos, entre outros.

Sob os temas oportunidades de mercado para produtos da biodiversidade do Brasil; Políticas públicas para o aproveitamento racional e sustentável dos produtos da biodiversidade do Brasil; A indústria de alimentos e o uso de matérias-primas de espécies nativas do Brasil; Conhecimentos e tecnologias sobre espécies nativas dos biomas do Brasil, como de frutas, palmito, castanhas e peixes; Ativos da biodiversidade do Brasil para a área de cosméticos e fragrâncias; Recursos florestais nativos e sua aplicação no mercado; Articulação de empresas privadas e públicas para os negócios envolvendo espécies nativas do Brasil, seus processos, tecnologias e conhecimentos.

Profissionais de diferentes elos das cadeias produtivas e de apoio às mesmas participarão do evento.

 

Serviço:

O evento acontecerá entre os dias 21 e 22 de setembro de 2016 no Auditório 5 FCM, R. Albert Sabin – Cidade Universitária, Campinas – SP.

As inscrições podem ser feitas aqui

PDF com a programação completa 

Nesse endereço é possível encontrar um mapa e demais indicações de como chegar.

Fonte dessa notícia e site com mais informações: EMBRAPA

Para saber mais:

Agricultura agroecológica faz resgate na Mata Atlântica – OrganicsNet

Sementes: as peças que faltam no quebra-cabeça dos orgânicos – OrganicsNet

Agricultores orgânicos de cupuaçu conhecem plantios da Embrapa – OrganicsNet